Produtos O que são Pisos Monolíticos?
O que são Pisos Monolíticos?
Tipos de Pisos Monolíticos
O que é Piso Epoxi e Poliuretano?
Como Aplicar?
Métodos de Preparação da Superfície
Shine

A melhor definição do termo, como o próprio nome já diz, é "piso sem emendas", seu significado vem da palavra monólito, ou seja, unica pedra; única camada.

Atualmente os pisos monolíticos ou auto-nivelantes vem sendo muito utilizados por apresentarem diversos benefícios, dentre eles, a facilidade na limpeza, a resistência mecânica, a rapidez na aplicação, o excelente acabamento estético, entre outras vantagens.

Por não apresentarem juntas, os pisos monolíticos são indicados e extremamente recomendados em lugares onde a higiene é de fundamental importância, tais como: hospitais, indústrias alimentícias, laboratórios, entre outros. Os pisos monolíticos, são aplicados através de resinas em estado líquido, podendo ser mono ou bi-componentes, de bases epoxi, poliuretano (PU), acrílica, microcimento, entre outras. Hoje, podemos considerar que as resinas mais utilizadas para estas aplicações são: resina epoxi e poliuretânica, as quais são aplicadas sob a superfície do piso e, após seu período de secagem (cura), ganham seu estado sólido formando uma camada superficial única, altamente resistente.

  VOLTAR
   
  Tipos de Pisos Monolíticos (Epoxi e Poliuretano).
 

Atualmente os pisos mais utilizados comercialmente são pisos a base de resinas em epoxi e poliuretano, dentre eles existem diversas formas de aplicação considerando desde o nivelamento da superfície até o acabamento final, podemos classificá-los em: Piso Espatulado (Argamassado), Piso Multilayer, Piso Autonivelante, Pintura.

Piso Espatulado (Argamassado).
Estes Pisos são indicados onde se requer alta resistência mecânica e a abrasão, ideal para pisos industriais, onde resiste a impactos e tráfego pesado, tais quais: empilhadeiras, máquinas, caminhões, etc. É muito utilizado para regularização de superfície degradadas. Como o próprio nome ja diz Argamassado ou Espatulado trata-se de uma argamassa feita com resinas base epoxi ou poliuretano + quartzo, devendo ser misturada através de máquinas misturadoras, ou Hélices Especiais acopladas em furadeiras.

Piso Multilayer
Este tipo de piso é muito utilizado para correção do substrato, permitindo corrigir deficiências existentes no piso, sua espessura e resistência se dão a quantidade de camadas feitas, como o nome já se diz multilayer "multiplas camadas", onde é definido por uma camada de resina epoxi ou poliuretano, e outra camada de quartzo aspergido sobre a resina ainda líquida, assim sucessivamente obedecendo o tempo de secagem da resina entre uma camada e outra, este tipo de processo é muito simples mais demanda maior tempo na aplicação.

Piso Autonivelantes
Por apresentar melhor acabamento estético os Pisos Autonivelantes são extremamente utilizados, em quadras esportivas, hospitais, laboratórios, pisos industrias, cozinhas, abatedouros, garagens entre outros, pisos autonivelantes são pisos em resina epoxi ou poliuretano com espessuras entre 1 e 5 mm. A Resina pura (sem quartzo) é aplicada com rodos ou espatulas dentadas em estado líquido sobre a superfície do piso se nivelando devido a ação da gravidade sobre o piso existente, e pode ser aplicada sobre os pisos espatulados e multilayer para se obter o acabamento liso e primoroso.

Pintura
Pinturas, são utilizadas em pisos monolíticos com baixas espessuras, por apresentarem custo elevado, geralmente são utilizados outros sistemas citados anteriormente para nivelamento e preparação da superfície utilizando a pintura somente para manter o aspecto brilhante e duradouro do piso, pois algumas resinas podem sofrer ação ultravioleta (UV) alterando sua cor e brilho com o passar do tempo. As pinturas, podem ser utilizadas também em pisos artísticos, demarcação de corredores, sinalização, pisos decorativos, etc. Verifique sempre com o fornecedor se a resina é resistente a intempéries.

  VOLTAR
 
  O que é Piso Epoxi e Poliuretano?
 

Os pisos tanto em epoxi como em poliuretano, são revestimentos utilizados sob a superfície do piso formando uma capa única (monolítica) brilhante e duradoura, pode ser lisa ou antiderrapante, são de grande utilização em hospitais, abatedouros, pisos industriais, cozinhas, laboratórios, quadras esportivas, centros automotivos etc. pode ser aplicado diretamente em pisos de alvenaria, madeira, aço entre outros. Sua utilização vem sendo cada vez mais explorada no Brasil, além de proporcionar acabamento primoroso, também impermeabiliza a superfície impedindo infiltrações de produtos químicos no solo, outra caracteristica é a facilidade na hora da limpeza, já vêem sendo impostos em alguns órgãos onde a higiene é primordial tais quais: hospitais, indústrias alimentícias, laboratórios, entre outros. Por não apresentarem juntas não acumulam bactérias. Outra vantagem fantástica, é a velocidade na hora da aplicação, permitindo essa aplicação em grandes áreas em um curto espaço de tempo, onde é fundamental a retomada rápida das atividades, tornando possível reparos localizados.

Em alguns países, seu uso existe a muitos anos, no Brasil pisos em epoxi são utilizados a maior tempo, já o uso do poliuretano em pisos é mais recente, portanto vem crescendo exponencialmente devido apresentar propriedades mecânicas surpreendentes, existe maior flexibilidade em relação ao epoxi, uma vez que as superfícies aplicadas geralmente tem dilatação e contração, ou mesmo com quedas de objetos e movimentação de cargas o poliuretano acompanha esta movimentações sem apresentar trincas ou fissuras.

Atualmente mudando o processo estas resinas podem ser aplicadas em diferentes maneiras obtendo resultados distintos, das quais classificamos por: Piso Espatulado (Argamassado), Piso Multilayer, Piso Autonivelante, Pintura. Confira em nosso link sob tipos de pisos monolíticos e entenda melhor.

  VOLTAR
   
  Como Aplicar Pisos em Epoxi ou Poliuretano?
 

Os pisos monolíticos tanto o epoxi como poliuretano são aplicados através de resinas em estado líquido, assim, podem ser nomeados também de auto-nivelantes, podendo ser mono, ou bi-componentes de bases: epoxi, poliuretano (PU), acrílica, microcimento entre outras. Atualmente as resinas mais utilizadas para estas aplicações são a resina epoxi e poliuretânica, nas quais são aplicadas sobre a superfície do piso e após seu periodo de secagem (cura), ganham seu estado final formando uma única camada "Piso Monolítico".

Para aplicação das resinas sobre o piso deve-se levar em consideração alguns fatores:

1 - Preparação da superfície:
A Preparação da superfície é de extrema importância para se obter um bom resultado final, a superfície a ser revestida deve estar isenta de gorduras (óleos), partículas soltas, umidade,entre outros, entenda melhor em nossa página de dicas sobre preparação da superfície.

2 - Ferramentas Necessárias:
Boas ferramentas proporcionam bons resultados, por este motivo a Dupol esta no mercado para lhe oferecer o que há de melhor em ferramentas para aplicação de pisos auto-nivelantes. Confira nossas ferramentas e entenda suas funções.

3 - Aplicação da Resina Epoxi ou Poliuretano:
É imprescindível utilizar resinas de boa qualidade, atualmente existem no mercado algumas marcas de qualidade, verificar com o fabricante as instruções de uso e recomendações para aplicação, verifique a relação ideal no caso de produtos bi-componentes que podem variar dependendo do material e fornecedor. Verifique também o tempo de gel, ou seja quanto tempo é possível esperar sem perder o material já misturado.

4 - Como Misturar Resinas base Epoxi e Poliuretano?
Para produtos bi-componente, a mistura pode ser um diferencial, pois misturas muito turbulentas geram bolhas de ar no material, misturas deficientes podem ser pouco eficientes apresentando pontos sem mistura, recomenda-se aproximadamente 2 minutos de mistura utilizando misturadores Dupol acopláveis em furadeira ideais para se obter bons resultados, a escolha do recipiente é também outro fator que deve-se levar em conta, pois recipientes quadrados ou com fundos perfilados podem acumular material sem misturar resultando em cicatrizes na superfície.

5- Por onde começar?
A logística na hora da aplicação também é outro ponto importante, pois devemos observar onde é o início e o final da aplicação, para evitar problemas de deslocamento. A Dupol disponibiliza sapatos de pregos e bases de elevação que permitem o profissional caminhar sobre o piso ainda em estado líquido, sem marcar a superfície,além disso, a Dupol disponibiliza também, carrinhos para transporte de ferramentas,com este mesmo sistema que não marca o piso, consulte em nossa lista de ferramentas, e entenda melhor cada produto.

  VOLTAR
   
  Métodos de Preparação da Superfície
  A preparação da superfície para qualquer tipo de revestimento é de extrema importância para se obter um resultado de qualidade e um acabamento ideal. Não se pode levar em consideração apenas a beleza, pois a adesão do piso é um dos fatores primordiais para que o mesmo não venha a se soltar com o tempo e trazer grandes transtornos. Nos tópicos abaixo, mencionaremos alguns métodos realizados em superfície de concreto, observando os principais processos utilizados, onde a perfeita aderência da resina acontece quando conseguimos boas características, ou seja, pisos sem gorduras, óleos, poeiras, desplacamentos superficiais, umidade e revestimentos anteriores, pois esses tipos de pisos, devem ser previamente tratados antes de se aplicar um novo revestimento. Atualmente os métodos mais utilizados para a preparação de superfícies são: Lavagem, Lixamento, Jateamento e Fresamento.

Lavagem:
O método de lavagem, é o mais viável quando a sujeira, a gordura e os resíduos são superficiais, porém, dependendo do tipo de resina que será aplicada no local, pode ser necessário o tempo de secagem, ou seja, deixar o piso extremamente seco, pois pisos com umidade podem danificar determinadas resinas. Normalmente é utilizado detergente neutro ou soluções com 3 litros de água para 1 litro ácido muriático, utilizando os equipamentos adequados para segurança a solução deve ser espalhada sobre a superfície do piso, que deve ser esfregado com vassoura ou escova, dependendo das condições do concreto pode ser visível a decapagem do mesmo, após o esfregar o piso é necessário enxaguar o mesmo, onde recomenda-se a utilização de amônia para neutralizar o ácido e não agredir o meio ambiente.

Lixamento:
O processo de lixamento é feito com lixadeiras industriais de pisos, que podem ser compradas ou alugadas facilmente no mercado e requer certas habilidades para operará-las. Este método é excelente, pois não gera umidade e nem danifica a superfície do piso, porém, em determinados casos não é suficiente para eliminar gorduras e óleos infiltrados no substrato, sendo necessária a utilização de uma fresadora, outro incoveniente neste processo é que, para superfícies com muitas irregularidades a lixadeira nem sempre alcança as cavidades mais profundas.

Jateamento:
O jateamento de pisos é cada vez mais utilizado em preparação de superfícies, funciona impulsionando partículas abrasivas em alta velocidade sob o piso eliminando os resíduos existentes na superfície. Estes equipamentos podem ser comprados, alugados ou então pode ser feita a contratação de empresas especializadas em preparação de superfícies. O jateamento é sem dúvida o método mais eficiente neste tipo de preparação, pois além de fazer a limpeza, deixa a superfície com a porosidade necessária para a ancoragem da resina.

Fresamento:
A fresagem de pisos, também é muito utilizada, pois remove qualquer tipo de revestimento superfícial. Fresadoras de pisos estão disponíveis para venda e aluguel, porém o manuseio requer certa experiência do operador, pode ser considerado um método muito agressivo para determinados casos, conforme sua regulagem podem remover grandes espessuras do concreto. Em pisos com muitas imperfeições é utilizado o fresamento para regularização da superfície, um incoveniente neste processo é o excesso de ruído e o pó gerados, mas é um método extremante eficaz.

  VOLTAR

 

Home
Empresa
O que fazemos
Produtos
Obras
Clientes
Localização
Fale Conosco
Todas as imagens são da FACILITA REVESTIMENTOS - Soluções técnicas em Epóxi.